fevereiro 02, 2011

dica de quarta #5: repetição em design

A "dica de quarta" de hoje é uma dica sobre design. Vejo que algumas pessoas vêem design como uma certa camisa de força  para a criatividade. Eu acredito que o design ajuda na nossa criatividade, principalmente quando interiorizamos alguns conceitos simples na nossa criação.

Um dos conceitos importantes a pensarmos quando fazemos uma página é como os elementos podem ser harmonizados visualmente. Harmonia visual basicamente significa ligação ou concordância entre vários elementos tanto esteticamente quanto tematicamente. Resumindo em miúdos, se eu quero fazer uma página girly, sweet, eu tenho que concordar os elementos esteticamente com a minha temática.

Na página abaixo, por exemplo, os elementos escolhidos eram para reforçar a questão anjo, por isso foi escolhido as estrelas e nuvens.


Existem várias maneiras de fazer esta concordância, uma delas é a repetição. Fotografias, ilustrações, títulos, papéis e texturas são elementos de design que uma vez repetidos dão harmonia a sua página e ajuda a atrair atenção a sua página de scrapbooking.

No layout que eu fiz esta semana, queria usar o mínimo de elementos possíveis para um álbum com fotos grandes e no tamanho a4, por isso, na página abaixo, utilizei a repetição de estrelas em die-cuts e também no background do papel. Porque as estrelas? Porque a estrela tem como uma das suas simbologias, algo especial, como o rock star, por exemplo. Neste caso, era a importância do encontro com minha irmã e sobrinho, nas minhas últimas férias no Rio de Janeiro. Como as estrelas são feitas em papel cartão ondulado também harmonizou com o background de listas nas bordas superior e inferior e com as letras da palavra family.


Claro que não basta sair repetindo elementos para que uma página esteja harmonizada, mas, eu que não conheço teoricamente de design, acho que é um das maneiras mais fácil de conseguir harmonia. E para não ficar muita repetição, uma maneira menos óbvia é usando o mesmo elemento de várias maneiras, ou seja, no background de um papel, no próprio elemento cortado, no título, em textura, em gravuras.

Então, gostou da dica de hoje?




Nenhum comentário:

Mensagens populares