julho 20, 2012

princípios e elementos do design: introdução


Não sou expert, mas uma amadora em design, mas confesso que sou uma apaixonada por design. Acontece que a maioria das páginas sobre o assunto para scrappers estão em inglês na sua maioria. Por isso decide fazer hoje, e quinzenalmente, uma série de artigos sobre os princípios de design, hoje vamos fazer uma introdução sobre princípios de design e elementos duma página.

Gosto da analogia que a Debbie Hodge usa para explicar a importância do design numa página de scrap. Imagine uma árvore como seu layout, os princípios de design seria a raiz e o caule e os elementos (canvas/background, fotografia, título, journaling e enfeites), as folhas. É usando estes princípios e os elementos de maneira efectiva que encontramos um layout equilibrado.

Os elementos abaixo e a flor à direita, confere equilíbrio a página, no exemplo acima.



Comecemos hoje a falar um pouco dos princípios do design. Eles são ênfase, contraste, equilíbrio, alinhamento, repetição, harmonia, unidade, repetição, proximidade, ritmo. Todos estes princípios vão afectar os elementos que compõe a nossa página de scrapbooking.

Quando começamos a contar a história devemos pensar qual o elemento que queremos destacar, dar ênfase. Podemos escolher por exemplo destacar o título da página e então carregar de ênfase neste elemento. E qual seria a maneira de darmos ênfase a este ou aquele elemento? Por acaso já pensou sobre isso?

Uma maneira de dar ênfase há um elemento, é torná-lo maior que todo o resto.
Aqui o título é o grande destaque da página.


E alguém pode ler isto e pensar que o design não serve de nada. E talvez não, mas quanto mais eu sei sobre design, mais fácil eu tomo decisões de modo a destacar a minha foto (se é o que desejo), para ter um layout mais equilibrado, ou mesmo, porque não, para quebrar a regra e fazer totalmente ao contrário e ver o resultado.

Se quiser saber mais sobre design, sugiro vir cá daqui há duas semanas. Eu vou começar a falar sobre ênfase. E para deixar um gostinho vou deixar aqui mais um layout, uma maneira de dar ênfase, a minha preferida, é a proximidade. Eu adoro usar enfeites junto a foto - e o título - para destacá-la. 




Nenhum comentário:

Mensagens populares