agosto 21, 2012

máquina do tempo


Muita gente que não me conhece pode achar que sou americanizada ou europeizada, mas a verdade é que eu não escuto música brasileira. Peraí, o problema não é da música brasileira em si, mas principalmente do que ela ocasiona em mim.

A música tem esta capacidade de me transportar no passado. Como máquina do tempo, eu, de repente, vejo-me naquele exacto momento, ou momentos, do passado em que eu escutei esta música. Pela saudade que ela me ocasiona, eu prefiro não escutá-la. Principalmente a música da minha adolescência, o Rock Brasil, tem músicas, por alegria ou tristeza, eu nem gosto de me lembrar, porque vai me lembrar daquele momento no tempo. Lembrar passado é gostoso, mas também sempre carrega em si a saudade.

Digo isso porque esta semana, enquanto estava a trabalhar num projecto, resolvi colocar um cd do Skank. O problema é que o álbum Maquinarama tem muitas músicas, e uma em particular, que me lembra quando a minha querida Bêzinha gostava das músicas que eu gostava. Sim, ela pode não se lembrar, mas me fazia repetir constantemente Canção Noturna, enquanto ficava a pular no colchão de mola do meu quarto e a cantar nos seus idos cinco/seis anos a plenos pulmões em sua tentativa de dançar e cantar enquanto pulava.

Então está a rolar a canção no exacto momento do refrão quando me vem esta imagem a minha frente como se eu estivesse a vê-la doida, com seus cabelos encaracolados a soltar-se do rabo de cabelo, enquanto eu de joelhos também no colchão começamos a pular juntas de mão dadas como malucas enquanto Samuel Rosa canta nas caixinhas de som do computador. “Não sei porque nestas esquinas vejo seu olhar!”, e eu vi seus olhinhos jabuticabas cheios da sua felicidade de meninice a minha frente. Um segundo depois eu voltei ao presente e apesar daquele momento feliz ter cruzado a minha frente, eu senti umas lágrimas de saudade no rosto.

Então para quem não me conhece… Porcaria, eu não posso escutar nenhuma música brasileira senão eu fico sentimental. É que todas as músicas me lembrar alguém e a saudade somente aperta…





Music are time machine, because a especially song has this power to transport me in the past. As time machine, I suddenly find myself in that exact moment in the past I heard this song. I say this because this week, while working on a project, I decided to put a cd of a Brazilian band, Skank. The problem is that the album Maquinarama has many songs that reminds me something. Especially one, reminds me my niece Bê. Yes, she may not remember, but she was constantly asking to repeat Canção Noturna, as he got the jump on my mattress and sing in their attempt to dance and jump at the same time.

So is rolling the song at the exact moment when the chorus comes this image cross it was occur on this time. She with her curly hair to loosen up the tail hair and, on my knees, I also started jump on the mattress holding her hands while the sing "I do not know why these corners I see your eyes," and I saw his little black eyes filled  with happiness in front of me. A second later I returned to this happy moment and despite that have crossed my face, I felt a few tears of longing on his face. Sometimes remember the pass can be sad...

Nenhum comentário:

Mensagens populares