agosto 02, 2012

princípios e elementos do design: ênfase e ponto focal

Diferentes elementos na nossa página devem ter diferentes níveis de importância, sob o risco de causar a quem ver uma grande confusão do que é aquilo que queremos destacar. Se todos os elementos destacam igualmente, nada se destaca.

Quando começamos a nossa página devemos pensar o que queremos destacar. Pode ser a foto, o título, o journaling, um enfeite: a partir daí escolhemos como iremos destacar este elemento. Normalmente, numa página de scrapbooking, o ponto focal é a foto, por isso é ela que tentamos destacar primeiramente; em seguida é a história e o título, assim sucessivamente levando em consideração todos os elementos. Digo, em geral, porque nem sempre a foto é o que queremos destacar. Podemos querer destacar a história em detrimento da foto, e aí, colocamos ênfase no journaling, ou mesmo o título.

Há várias maneiras de destacar seu ponto focal: a proximidade de elementos e enfeites a uma foto, por exemplo, enfatiza-a.



Neste layout, 5 anos, a foto é o ponto focal. Como é uma foto grande é fácil de consideramos a ênfase neste elemento, mas não só, todos os outros elementos: posição do título e journaling – ambos próximos a foto – os corações em vertical e os enfeites – abaixo – levam os nossos olhos directamente para a foto.

Outra maneira de destacar o seu ponto focal é o contraste. Diferença em tamanho, cor, forma e textura acabam por enfatizar o nosso ponto focal.



Por exemplo, este layout é cheio de cores quentes, o que acabaria por nada se destacar, mas a foto, ponto focal da página, está em preto e branco, o que acaba por destacá-la.

Um outro modo de ênfase, é colocar um objeto isolado do resto dos elementos, aproveitando o white space, aquele espaço do fundo que não é usado.


Neste layout, a foto do Cristo, assunto da página, por estar longe das outras fotos e junto ao background com uma cor contrastante, acaba por ter mais destaque que as outras.


Se você fotografa deve conhecer a regra do jogo da velha. Imagine as linhas do jogo da velha (#) sob o seu layout. Os pontos onde as linhas se encontram são pontos de destaque e por isso, colocado ali, o seu elemento se destacará do resto.



Nesta foto, os pontos focais estão junto a foto e ao título, isso, mais o espaço ao redor (entre a foto e borda) destacam o principal: foto e título.


Espero que tenham gostado do tutorial de hoje, na próxima quinzena eu vou falar um pouquinho sobre o princípio do design, repetição. Até lá!

2 comentários:

abusybee - DoubleClick Connections disse...

Great lay-outs! Carri ~abusybee
www.doubleclickconnections.blogspot.com

nada disse...

Thanks Carri!

Mensagens populares