outubro 19, 2012

princípios e elementos do design: fotos, journaling, canvas, título e enfeites

Depois de aprender um pouquinho sobre os princípios do design, vamos falar dobre os elementos: fotos, journaling, título, enfeite e background e como estes elementos trabalham como os princípios aprendidos.

Antes de tudo, considere o propósito do seu layout e qual elemento que vai queres destacar. Vamos começar pelas FOTOS.
Quantas queremos usar?
Qual o tamanho da foto ou das fotos?
Se for mais de uma, serão todas do mesmo tamanho? Se não, qual delas queremos destacar?

Neste momento em que estamos a escolher como destacar, podemos usar o contraste entre tamanhos de foto, por exemplo, para destacar uma entre várias.



Uma dica sobre fotos, aquelas onde as pessoas estão mais aproximadas e onde se destacam os olhos, tem normalmente mais destaque que as outras, mesmo se colocadas com o mesmo tamanho.

Outro elemento que gosto de usar num layout, é escolher uma cor que está na foto e repeti-la no layout, dando unidade ao nosso projecto.



Agora pensemos no JOURNALING. Depois da foto, é o elemento mais importante, visto que nem toda história é contada apenas pela foto. Devemos pensar, o que queremos escrever no layout, logo no início, quando estamos a pensar no propósito do nosso  projecto. A partir daí, devemos nos perguntar:
Quanto espaço vamos deixar para a história?
Onde vamos colocá-lo?

Se temos uma história grande, o melhor é colocar ênfase no nosso journaling. Como no layout abaixo, que queria contar a relação com minha irmã. O journaling em vermelho, numa posição de destaque, com fontes contrastantes, coloca a história em ênfase sobre os restos dos elementos.



Como podem ver, eu sou fã de contraste. Toda vez que eu penso uma página eu tento pensar no que eu quero destacar neste layout.

Falemos sobre TÍTULO. Eu normalmente o posiciono junto a foto, para destacar a foto, mas no propósito do nosso layout, podemos pensar no título como aquilo mais importante, porque uma frase contem as vezes a história inteira que queremos contar.


No layout acima, a posição do título, com muito espaço a ocupar em detrimento dos outros elementos, destaca-o.

Está nos ENFEITES, na minha opinião, a responsabilidade de dar unidade e ritmo ao nosso projecto.


No layout acima, os círculos, fazem os nossos olhos caminharem pelo layout até a foto.


Já neste layout, ele dá ênfase a história, já que as borboletas de enfeite enfatiza o título e o journaling.



Já neste layout, os enfeites: botões, brads e fita, dão unidade ao layout ao usar a mesma cor repetida nas fotos.

E não podemos esquecer do CANVAS ou o papel de background dos nossos elementos. É nele que usaremos o espaço em branco (white space), onde posicionamos os outros elementos conferindo alinhamento e balanço aos outros elementos.

Espero que tenham gostado destas dicas todas. A partir do próximo mês eu virei com mais uma sessão quinzenal de tutoriais, até lá e tenham um ótimo fim de semana!



Hello bloggers! Today I have the last Design Tutorial, talking about element of design. On November I have a new tutorial and tips, that time on English as well. A great weekend to you all! I hope you enjoy seeing my old layouts.


Nenhum comentário:

Mensagens populares