fevereiro 21, 2014

scrapbooking para quem quer começar #4: scraplift e sketch

Hoje volto com mais um post com dicas para quem está a começar a fazer scrapbook, e curiosos. No texto anterior, contei a minha história no início do scrapbook para falar de materiais essenciais. Hoje também invoco esta história como dica para quem já tem material para começar, mas não sabe o que fazer. Nada pior que ficar olhando para uma página em branco sem saber como começar, não é? Uma coisa que me ajudou no início foi scraplift*, sketch** e desafios. 

Há um monte de blogs lá fora que vai dar o pontapé para a criação da sua página. Quando comecei, o scraplift era a minha principal arma. Na altura eu não tinha blog e todas aquelas páginas que criei eram pessoais, por isso eu não precisava de ter o cuidado de me lembrar de dizer em quem me inspirei. Contudo, se você divulga ou quer divulgar os seus layouts, recomendo que guarde em algum local aquela página que você quer usar como inspiração no seu próximo layout. O melhor na minha opinião é o Pinterest, crie um board “inspiração”, “scrapbook” ou qualquer nome que quiser. Uma coisa que acho importante é o respeito pelo trabalho do outro. Se quiser usar o trabalho de outra pessoa como inspiração e divulgar no seu blog, é importante dizer de onde veio o trabalho original. Nem preciso dizer que proclamar que um trabalho copiado é seu, é roubo, simples assim. Agora se você não tem intenção de publicar o trabalho e só vai ficar no seu álbum para sua família, sem problemas.

Uma página pode servir de inspiração em vários aspectos, como esta Ali Edwards.


As linhas verticais e horizontais do layout da Aly inspirou-me neste layout.


Para além do scraplift, outra dica é usar sketches. Há também um mundo de blogs que fazem desafios ou que lançam sketches semanais. Procure, faça parte, participe. Eu não vou citar nenhum específico porque o google está cá pra isso. Procure "sketch scrapbook" e o mundo sketch estará dominado. Também há outros blogs que usam desafios para que as scrappers possam criar. O ideal é descobrir a comunidade que você sente-se bem e faça parte. Faça perguntas quando quiser, converse, crie e assim terá memórias das suas fotos em um álbum, simples assim. Eu faço parte de alguns destes sites e se quiser veja nas colunas os desafios lançados.
Existe vários tipos de sketches, alguns detalhados outros nem tanto.

Aqui a página que criei usando o sketch acima.


Com o tempo você vai começar a perceber que gosta mais disso do que daquilo, e vai usar mais aquilo que gosta, até descobrir o seu estilo, ou não, vai depender se isso é ou não importante para você, se não for, esqueça, divirta-se. Não há certo ou errado em scrapbook, você pode fazer o que quiser. Mas se depois quiser mais, e descobrir o seu estilo é o que quer, ainda vai ter que experimentar muitas coisas, muitos designs, muitas cores, muitas técnicas, e estas dicas vão ajudar-te a criar ou/e a descobrir o seu estilo no caminho.

Eu termino este texto com uma recomendação, não se compare com nenhuma outra scrapper, ainda mais com aquelas tops de linhas. Para quem está a começar é uma tentação totalmente imprudente. Fulana faz layouts quase perfeitos e eu não. Há muitas coisas a aprender, que você não aprendeu; esta pessoa certamente tem uma caminho mais longo que o seu que está começando; esta pessoa é uma profissional, ou pelo menos está a mais tempo no hobby, e sinceramente, talvez daqui há três anos você tem um estilo completamente diferente do dela e, melhor, prefere o seu. Vai por mim, eu sei do que estou a falar. Isso para não dizer que algumas pessoas ganham material e pode gastar um pacote de enfeites que custam o olho da cara num só layout enquanto você não consegue (ou por causa do preço ou por causa mesmo do estilo). Se por acaso sentir que está neste caminho, eu recomendo um Mantra: “eu estou aqui para divertir e não competir!”, porque o hobby serve primeiramente, como já disse, para guardar memórias, mas como todo hobby também para divertir, e isso não é profissão. Pelo menos não pra todo mundo e pelo menos não no início. Divirta-se, aprenda e aprenda!


* scraplift: lift pode ser traduzido como plágio, mas neste caso, seria usar um layout de outra scrapper como inspiração para criar o seu. O importante é sempre referir de quem fez o scraplift.

 ** sketch: uma espécie de desenho com a composição da página que indica o lugar da foto, do journaling e do título. Pode ser exatamente como o apresentado, virar ou mesmo modificar para adaptar ao seus estilo e ao material e fotos que tem.


Para ver o primeiro artigo: Para quem quer começar.
Para ver o segundo artigo: Termos e Medidas.
Para ver o terceiro artigo: Materiais Essenciais e Necessários.
Para ver o quarto artigo: Scraplift e Sketch.

.........................................

Hello English Friends! Today I have another article-post talking about scraplift, sketch and challenge for who is begining to scrap, but not only. I think the, are so inspiring and help when I don't have the mojo to create. Next Monday I came back here! See Ya!

Nenhum comentário:

Mensagens populares